quarta-feira, março 12, 2014

Paisagismo - Hibiscus Variegata




Vocês não imaginam a minha alegria ontem ao ver essa flor no jardim. 

Não lembro se contei aqui no blog que o jardim de casa estava bem judiado e que, aos poucos, tenho completado alguns canteiros que estão mais vazios, bem como cuidado mais efetivamente das plantas que já existiam. 

Não sou paisagista, nem jardineira. Sou uma praticante de ikebana mas ultimamente não tenho praticado nada, confesso e amante de plantas que gosta de aprender mais sobre o assunto. 

Apesar do jardim aqui de casa estar visualmente bonito, sinto muita falta de ver mais flores nele. Para mim, o modelo de jardim ideal é o inglês. Parece uma pintura, com muitas espécies, cores e aromas. É o que pretendo ver aqui futuramente!

Então, lá vou eu dar início a este projeto em um canteiro sob a janela com hibiscus variegata, substituindo o fórmio que havia morrido. 

O hibisco é uma planta muito resistente. Ideal para formação de cercas vivas e arbustos. De fácil manutenção, tolera bem a falta de água e se adapta bem aos locais de sol intenso (meu caso) ou meia sombra. 

É também uma daquelas plantas descomplicadas, que vemos aos montes em locais ensolarados, formando cercas e maciços, sem que sejam necessários cuidados muito elaborados ou técnicos de adubação, poda ou rega. Faz bonito em jardins com suas flores exuberantes e também pode ser cultivadas em jardineiras ou vasos, desde que tenham ao menos 40 cm de profundidade.

Esta variedade que introduzi no jardim tem folhas verdes com borda branca e um leve sombreado vermelho. Leia sobre a adubação e como devem ser feitas as podas do hibisco.  




Fique mais um pouco por aqui, veja também estas dicas para combater o pulgão em suas plantas

Comentários

Recomendados para Você