segunda-feira, junho 30, 2014

Paisagismo - Aproveitando as cinzas para nutrir as plantas




Lareira e churrasqueira. Se você tem uma das duas em casa, certamente destina as cinzas que sobram após a combustão ao lixo.

Mas sabia que essas cinzas podem ser suas aliadas para manter as plantas nutridas e saudáveis, especialmente, as espécies ornamentais? 

A dica veio do sogro, logo na primeira passada de olhos pelo jardim judiado. E realmente senti diferença ao incorporar um pouco das cinzas que sobram da churrasqueira à terra, especialmente, nas strelitzias que começaram a florir e deram várias folhas novas. 

Por isso, resolvi dividir a dica, com as recomendações, claro:

  1. Para começar a utilizar as cinzas, é bem simples. Basta recolher, após frias, em um recipiente fechado e guardá-las. 
  2. Mas atenção: as cinzas da churrasqueira podem conter sal grosso (que não é benéfico para as plantas), restos de gordura e outros detritos, que não são adequados para as plantas. 
  3. O ideal é separar tudo isso e recolher apenas a cinza propriamente dita ou fazê-lo nos dias em que o churrasco não produz tantos resíduos, apenas aquele da queima do carvão mesmo, ok? 
  4. Ao colocar as cinzas sobre a terra, evite que a mesma entre em contato com o caule, as folhas, as flores e outras partes da planta. Coloque com uma espátula ou colher apenas sobre a terra ao redor da espécie. Você pode até resolver um pouco a terra para misturá-la com as cinzas. 
  5. Outra forma é colocar um pouco da cinza nos cantos dos vasos e aguardar que as regas liberem os nutrientes.
  6. Não precisa exagerar! Algo em torno de uma ou duas colheres de sopa já fazem uma diferença danada.
  7. Plantas frágeis também podem ser beneficiar das cinzas. Esparrame um punhado das cinzas ao redor das plantas. Isso ajuda a formar uma barreira protetora contra aquelas espécies de lesmas e caracóis que adoram subir pelas plantinhas. 



Comentários

Recomendados para Você