terça-feira, junho 24, 2014

Paisagismo - Dica de Livro sobre Plantas para Jardim





Sei, sei, sei... Estou em falta com um blog cheio de poeira. Trabalho, atribulações diárias, um pequeno probleminha de saúde e muitas coisas que contribuíram para ficar tanto tempo sem postar aqui. Mas o importante é que voltei!!!! (leia com som de Roberto Carlos cantando ♪ ♫ ♩ ♬ ♭ ♮ ♯ eu voltei ♪ ♫ ♩ ♬ ♭ ♮ ♯)

Um dos projetos a que resolvi me dedicar com afinco é o de "mudar a cara" do jardim aqui de casa. Esse é um trabalho de formiguinha, que começou com recuperar as espécies que já estavam aqui e que, numa fase posterior, contempla a inserção de espécies novas. 

Entrou em cena o hibiscus variegata, para formar um maciço sob as janelas da sala. Ponto para mim, ele já deu flores, sinal que curtiu o novo lar. Mas ainda falta completar um pouco os espaços vazios do canteiro, com mais algumas mudas. 

Também inclui algumas gardênias, mas elas ainda não estão bonitas a ponto de se permitirem fotografar e aparecer por aqui. Depois posto sobre elas. Em outro post, vou contar - e mostrar - a minha jabuticabeira. 

Nesse ínterim, fucei muito, pesquisei bastante, visitei todas as floras da região e li vários livros sobre paisagismo. 

Acabei comprando um livro que é tudo-de-bom. Sabe aqueles tipo "bíblia" mesmo? Enorme, imenso, pesado, cheio de páginas, fotos e muitas informações. 

Tem sido companhia constante, inclusive para identificar as espécies novas que vejo por aqui. E quando penso em inserir uma nova, corro lá no livro, leio sobre as necessidades de cultivo e isso tem me ajudado muito a compor os canteiros. 

O nome do livro é Plantas para Jardim no Brasil, do autor Harri Lorenzi. É publicado pelo Instituto Plantarum. 

Barato? Não. Custa em torno de 130 reais. Mas vale cada centavo. Sendo você um curioso ou alguém que realmente se dedica à jardinagem e ao paisagismo, garanto que será bastante útil. Fica a dica: tenha! 


Comentários

Recomendados para Você