quarta-feira, junho 25, 2014

Paisagismo: Vaso de Barro BBB - Bonito, Barato e Bom





Cimento, cerâmica, plástico, fibra... existem muitas opções de vasos para acomodar as suas plantas. Além da questão estética (sim, o vaso deve compor de forma harmoniosa com a planta), é fundamental escolher o material mais adequado ao cultivo de cada espécie. 

Por exemplo, os vasos em fibra de coco não são os mais recomendados para as orquídeas, em função do acúmulo de umidade. Porém, são excelentes para plantas como samambaias e avencas, que requerem uma terra mais úmida. 

Os vasos de barro ou cerâmica são, em sua maioria, democráticos. Adaptam-se bem ao convívio de diversas espécies e sob variadas condições climáticas. Ponto para eles. 

Outra vantagem é que os modelos em barro costumam ter preços bem convidativos, em comparação com versões mais elaboradas. 

Na parte externa da casa, os vasos de barro requerem cuidados. Não dá para colocar e "esquecer" (mesmo porque nem a planta resistirá assim, ok?). A rega das plantas será essencial para manter  a cerâmica umedecida, evitando, assim, que ela apresente rachaduras ou trincas pela ação do calor e do sol. 

Outro problema comum, o excesso de água, também é mais difícil de ocorrer nos vasos de barro. Por ser um material natural e poroso, a probabilidade de apodrecimento das raízes por excesso de água é incomum. 

Mais uma vantagem: eles envelhecem bem. A ação do tempo os deixa mais charmosos e bonitos. 

Ouse! Nada de vasinhos iguais, modelos idênticos e mesmo tamanho. Misture, componha, invente e crie composições lindas. 




Com habilidade e ideias, você ainda pode dar um toque especial ao seu vaso, Veja aqui


Comentários

Recomendados para Você