sexta-feira, julho 18, 2014

Água: essencial à vida!





Duas semanas em que acordo super feliz. Primeiro vem o ventinho, corro para as janelas e vejo aquela nuvem negra se formando no céu. Oba, vem chuva!!

Mas espero os primeiros pingos para comemorar, porque já me enganei muito aqui, esperando uma chuva que o vento levou embora.

Para minha alegria e das plantas, nessas duas semanas, passei longe do regador azul - o que tenho usado para molhar as plantas desde as primeiras notícias sobre a falta de água. Usei apenas o verdinho, pequeno, para molhar alguns vasos dentro de casa. 

Eduquei a minha diarista isso após quase tê-la matado um dia quando saí, voltei e ela estava de mangueira ligada. Ensinei que faxina e mangueira são coisas que não combinam. 

Para lavar piso, água da máquina de lavar roupas. Para regar plantas, regador. E rego apenas as espécies que necessitam de água com mais frequência. Espécies perenes esperam a chuva. A faxina, é seca ou com mops variados. Sim, é possível ter uma casa limpa sem jogar litros de água fora!

Não lavo o carro há meses. Da última vez que lavei, foi em um desses sistemas de Dry Wash no shopping. Aliás, lavo bem pouco o carro e opto na maioria das vezes por esse sistema. A última vez que estive em um lava-rápido tradicional deve ter um ano. E a dona fazia sistema de reúso. 

Claro que não vou solucionar o problema de falta de água e mais claro ainda que não sou perfeita, em algum ponto o meu consumo de água pode ser reduzido (sempre tem!!). 

Mas acho que TODA ECONOMIA DE ÁGUA é válida. A região em que moro vive uma de suas maiores crises de abastecimento. São propagandas e muitas campanhas variadas praticamente implorando economia de água. 

Água para bebermos, cozinharmos, escovarmos os dentes, lavarmos as roupas, regarmos (não dar banho de mangueira) as plantas e as plantações de alimentos... Não água para darmos banho no quintal, refrescarmos os carros ou molharmos calçada. #falei

Acho que nessa época de estiagem a simples visualização de uma mangueira é ofensiva! Que fiquem escondidas lá no fundo dos armários e dos depósitos. 

Uma amiga da companhia de saneamento me disse certa vez que "onde tem mangueira, tem desperdício de água". 

E para a dona fulana que estava ontem em meu caminho, de mangueira na mão desperdiçando água, com a desculpa de regar as plantas, só tenho a dizer:



Comentários

Recomendados para Você