sexta-feira, julho 18, 2014

Decoração: Como usar cores contrastantes sem errar?



Nem passa pela sua cabeça usar combinações como verde e vermelho, roxo e amarelo e azul e laranja?

Pois fique sabendo que existe uma harmonia na utilização dessas cores. Chamadas de cores complementares, elas são as cores opostas no círculo cromático. 

É claro que a cartela de cores de tons é bem vasta e permite combinações infinitas. Porém é certo que a harmonia por contraste pura é aquela obtida com o uso de duas cores: uma primária e outra oposta no círculo cromático. 




A partir desse conceito básico, tudo fica mais fácil de entender. Cada cor tem várias tonalidades, mais claras e mais escuras. Portanto, é possível fazer combinações infinitas em se tratando de harmonia por contraste. 

Mas nem sempre a união dessas cores é fácil de trabalhar na decoração do ambiente. Em excesso, pode criar ambientes desconfortáveis, cansativos, estressantes e que deixam as pessoas irritadas, sabia?

Por isso, as chances de acertar e criar um ambiente agradável são maiores se você usar essas cores em pequenas doses

Evite colorir grandes superfícies. Paredes, pisos e tapetes podem receber as cores, porém, em tons mais suaves ou estampas com fundo claro. A cor pura, chapada, sempre é mais difícil de inserir. Objetos menores e estampas com os tons contrastantes acompanham bem a maioria das decorações neutras

As cores mais quentes, como o amarelo, o vermelho e o laranja podem vir em doses menores, para facilitar o seu uso. Móveis pequenos como aparadores, almofadas, luminárias e peças fáceis de trocar facilitam o uso dessas cores.

Veja algumas delas e conheça outras dicas para incluir cores complementares na decoração sem deixar o ambiente "carregado" demais:



Laranja e azul são uma parceira muito conhecida em se tratando de cores complementares. Contudo, o laranja é uma cor "perigosa" para o quarto, pois propicia efeitos estimulantes ao organismo e ativa a circulação sanguínea. 

Para equilibrar tudo, as paredes desse quarto receberam um tom de azul suave, que induz ao relaxamento. O laranja foi usado apenas em uma estampa (de fundo claro, para suavizar), que fica na cabeceira. Quem está deitado, não fica olhando para a cor diretamente. 





Salas de jantar e cozinhas são ambientes muito propícios para receber uma harmonia por contraste. O laranja estimulante facilita a comunicação. E quer coisa melhor que um bom papo à mesa?

Nessa sala de jantar, o laranja causa impacto, mas aparece apenas nas cadeiras. O ambiente tem uma forte presença do branco, que equilibra o impacto visual do laranjão. 

Anote aí: a simetria presente nos desenhos e estampas geométricas é ótima quando queremos usar uma cor mais marcante no ambiente. O azul aparece no papel de parede, que também tem branco. 

Já os tons que se repetem no tapete são suavizados pelo degradê. 



Verde e vermelho são uma composição fácil de encontrar em quartos. Tão corriqueiros, que até esquecemos que pertencem à família das harmonias por contraste. Aqui o segredo é a grande base neutra (piso, paredes, janelas e móveis em cores neutras, branco e materiais naturais) e novamente as cores aparecem em pequenas doses, na roupa de cama. 





De muito impacto visual, o amarelo e o roxo também formam uma bonita composição. Pode ser usada em todos os ambientes da casa. 

Se você tem dúvidas de que outras cores usar em um ambiente com amarelo e o roxo, saiba que o cinza forma composições muito atuais com essas duas cores. Amarelo e roxo são a companhia ideal para aquele sofá cinza da sua sala. Branco e bege também acompanham o amarelo e o roxo super bem.

Aqui também vale a dica para "pegar leve" com o amarelo nos quartos, usando-o em pequenas doses por ser uma cor estimulante.  









Imagens do Pinterest.

Por fim, saiba que as estampas dos tecidos são uma ótima forma de reunir essas cores contrastantes. Aliás, falando em estampas, você conhece a estampa chevron? Sabe a diferença de chevron e chevronel? Então, veja aqui.


Aprenda também como usar cores escuras em ambientes pequenos sem errar.

Comentários

Recomendados para Você