domingo, novembro 09, 2014

Mini Abóbora Recheada com Arroz Negro





Hoje acordei inspirada a cozinhar... 

Quem acompanha o blog sabe que não sou uma expert em cozinha. Geralmente sigo receitas bacanas que encontro na internet e gosto de experimentar ingredientes novos ou diferentes. O chef aqui em casa é o marido. 

Adoro especiarias, misturas de sabores doces e salgados e inovações. Acho que o mundo já consumiu torta de liquidificador demais, portanto, é hora de exercitar o chef em você, aproveitar a globalização e provar sabores do outro lado do mundo. 

Há algum tempo eu namorava as mini abóboras na seção de legumes, mas não comprava, porque nunca me passou à mente outra ideia senão camarão na moranga (exaustivamente copiada, mas deliciosa). E também namorava lá na seção de arroz o exótico arroz negro. 

Hoje resolvi juntar os dois. Queria uma coisa diferente, para comer com os olhos mesmo.


Preparando as mini abóboras

Não tem segredo, basta lavar muito bem com uma escovinha, retirar a tampa superior e nivelar a parte inferior para facilitar a montagem do prato. 

Retire completamente as sementes, lave o interior das abóboras com água filtrada. Cozinhe no microondas. Levei cerca de 8 minutos para cozinhar 4 unidades. Vá espetando com o garfo a partir do 6º minuto. A abóbora não deve estar mole demais, senão desmanchará nas próximas etapas. 

Para essa receita, o ideal é usar as mini abóboras maiores, mais ou menos do tamanho da sua palma da mão. 


Preparando o molho


Você precisará de:

500 ml de creme de leite fresco
4 colheres de requeijão
2 colheres de sopa de mostarda escura
1 copo americano de leite
1 colher de sopa de amido de milho (diluir no copo de leite frio)
200 ml de creme de leite (de caixinha)
sal a gosto
noz moscada ralada a gosto


Leve o creme de leite ao fogo baixo, mexendo até aferventar. Junte os demais ingredientes e mexa sem parar até o molho encorpar. Desligue o fogo e reserve.


Preparando a carne


Eu usei aproximadamente 600 gramas de coxão mole cortado em cubinhos bem pequenos. Mas você pode preparar este prato com camarão, carne seca, frango ou filet mignon. 

Frite a carne no azeite, com alho e cebola. Tempere com pimenta do reino e sal a gosto. Quando começar a soltar a água do cozimento, dispense-a, dê uma última selada na carne, desligue o forno e reserve.


Enquanto isso, faça o arroz negro


O arroz negro é facilmente encontrado em supermercados. A embalagem com 500 gramas custa em torno de R$ 15,00 e o seu modo de preparo é o mesmo do tradicional arroz branco. Para cada xícara de arroz, utilize no cozimento 2 xícaras de água. 

Ele não é um arroz tão molinho e macio quanto o arroz tradicional. É mais firme e também mais nutritivo, veja aqui

No final do cozimento, acrescentei mais uma xícara de água, para deixá-lo mais adequado ao nosso paladar. 

Cozinhei na panela de arroz, coloquei 1 colher de azeite, meia cebola e 1 dente de alho para preparar. Sal a gosto. 


Gratinando as Mini Abóboras e Finalizando

Coloque dentro das mini abóboras reservadas a carne e o molho, preenchendo completamente o interior com estes dois ingredientes. 

Cubra com parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido para gratinar, por aproximadamente 20 minutos. 

Retire-as do forno e sirva juntamente com o arroz negro. Você pode decorar o prato com o que restou do molho e algumas gotas de mostarda escura. 

Ao partir as mini abóboras ao meio, o interior estará desmanchando, assim:




Comentários

Recomendados para Você