sexta-feira, novembro 14, 2014

Panna Cotta com Calda de Abacaxi






Tradicionalmente, a panna cotta é uma sobremesa italiana feita com nata. No entanto, você encontrará centenas de receitas usando creme de leite fresco ou não ou mesmo o leite em estado normal. 

É muito fácil de fazer e pode ser acompanhada por diversos tipos de frutas, caldas e geleias, pois combina com tudo. É geladinha e leve, ideal para o verão. 

Como ela é bem levinha, você pode ainda adicionar bebidas à panna cotta, especialmente rum e licores, inovando um pouco o sabor. 

Confira essa receitinha zás-trás. Ainda dá tempo de fazer para o almoço. 


Para a panna cotta básica

500 ml de leite
1 caixinha de creme de leite sem o soro ou 200 ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de essência de baunilha
2 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de chá de açúcar

Nesta receita, acrescentei meio cálice de licor de café e laranja.


Dissolva a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem e leve ao fogo com os demais ingredientes até levantar fervura. Uma dica para facilitar incorporar a gelatina derretida aos demais ingredientes é usar um fouet metálico. Veja aqui algumas dicas para escolher o fouet adequado para cada tipo de alimento

Distribua em recipientes individuais e leve à geladeira por, pelo menos, 6 horas antes de consumir. As formas de silicone auxiliam no processo de desenformar a panna cotta, aprenda alguns segredinhos para usar as formas de silicone



Para a calda de abacaxi

3 rodelas de abacaxi picadinho
6 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de água

Leve o açúcar e a água ao fogo baixo, mexendo sem parar. Quando a calda começar a adquirir um tom dourado e ficar mais espessa, desligue. Coloque sobre a panna cotta ao servir. 


Mais fácil que isso, impossível, não é?




Comentários

Recomendados para Você