sexta-feira, janeiro 16, 2015

Organização: Sapatos, Sapateiras e Etc.



Sapatos são uma paixão feminina. Organizá-los, porém...

Já comentei várias vezes aqui que não gosto de guardar sapatos no espaço reservado às roupas. 

Sapatos passeiam por todos os lugares, estão expostos às bactérias e à sujeira e, também, simbolicamente, a todas as energias negativas do lado de fora da nossa casa. 

Por isso, acho bacana o costume oriental de tirar os sapatos na entrada da casa. Aqui fazemos isso, usando os chinelinhos, que ficam no baú que mostrei neste post

Planejei guardar os sapatos na parte inferior da casa, bem longe dos quartos de dormir e das roupas que usamos, não só pela praticidade mas também em nome da higiene. 

Aproveitei que na entrada do escritório havia um recuo de 47 centímetros na alvenaria e este era o espaço ideal para um armário com prateleiras para sapatos. 

Ao contrário dos armários para roupas que exigem, no mínimo, 60 centímetros de profundidade, as sapateiras podem ter a partir de 30 centímetros de profundidade. 

Um dica que eu acho bacana para quem vai projetar um móvel para funcionar como sapateira é apostar em prateleiras em várias alturas ou reguláveis. 

Primeiro, porque sempre temos sapatos em diferentes alturas e modelos e, depois, porque se, posteriormente, você quiser dar outra utilidade para o móvel, fica mais fácil, ao contrário das prateleiras inclinadas e das retráteis muito próximas.

Por esse motivo e também para facilitar a instalação das portas de correr sem perder centímetros internamente, as prateleiras daqui não são retráteis, são fixas (economizei nas corrediças também) e em diferentes alturas. Com isso, ganhei espaço também para acomodar as bolsas. 

As duas portas de correr são brancas, assim como o interior (facilita visualizar as peças guardadas), e "desaparecem" no pequeno hall que dá acesso ao living. 





Claro que espaço para guardar faz muita diferença. Mas alguns acessórios facilitam a tarefa de organizar os sapatos e otimizar o espaço. Por enquanto, uso apenas os saquinhos de TNT com visor e caixas transparentes. 

Existem dois acessórios que são muito legais, ajudam a ganhar mais espaço e organizar tudo. Veja:



Chinelos, pantufas e sapatilhas ficam fáceis de guardar nesses cabides próprios. Baratinhos, na Equipaloja, 100 unidades custam em torno de 31 reais. 





Os suportes para sapatos prometem "dobrar" o espaço no armário ao empilhar os sapatos sem deformá-los. Há vários modelos, o da segunda foto custa 15 reais no site Mercado Livre.

Vale a pena ganhar espaço a mais, não é? Até porque a nossa paixão por sapatos nunca acaba. 

Se você curte dicas de organização e otimização de espaços, veja também:



Comentários

Recomendados para Você