terça-feira, fevereiro 10, 2015

Decoração para ter mais energia e disposição? Sim, é possível!



Anda meio indisposto ou cansado? Pois saiba que investir em toques certeiros na decoração pode te deixar mais animado e com pique. 

Além de usar os tons energizantes de forma equilibrada, você pode investir em aromas que favoreçam a sua disposição e até usar as luzes de forma benéfica para se sentir mais disposto.  


Veja algumas dicas: 


Uma dose de vermelho


O vermelho é a cor do sangue e da energia vital. É também a cor do amor físico e o amor cura! Ele dá força e estimula a produção de adrenalina, melhorando o funcionamento do sistema nervoso e sanguíneo. 

Use-o em áreas e detalhes menores da decoração, cozinhas, corredores, escadas e locais para se exercitar e brincar. Cuidado, porque em excesso pode estimular a raiva e tornar você mais impaciente. 

Evite em quartos e home office, especialmente se você usa com frequência esse local para estudar e trabalhar. 

O vermelho é uma ótima cor para estimular o funcionamento do sistema sanguíneo e nervoso. Use-o em cozinhas.


Laranja contra a depressão


A cor laranja é um poderoso antidepressivo. Ela estimula a mente e o interesse na vida, além de fortalecer o sistema imunológico. 

As pessoas que são atraídas pelo laranja geralmente são aquelas com maior consciência e domínio da linguagem corporal, como dançarinos, por exemplo. 

Boa parte das pessoas tem dificuldades em usar os tons alaranjados. Mas você pode se beneficiar de seus efeitos positivos incluindo na decor nuances como terracota e pêssego, mais democráticas.

Cozinhas, quartos de brincar, salas de jantar e estar, banheiros e corredores recebem muito bem o laranja. Evite em escritórios e locais de estudo. Nos quartos, adote sem medo os tons de pêssego.

Laranja é antidepressivo e estimula a mente. Tons como o pêssego, além das propriedades revigorantes, ainda podem ser relaxantes se usados em quartos. 

Cansado demais? Aposte no turquesa

A cor turquesa também melhora o funcionamento da glândulas tireoide e do sistema linfático.

Proporciona vitalidade quando você está cansado ou precisa se sentir renovado, com uma dose extra de energia.

A cor é ótima para ser usada em salas de estar, nos locais em você faz as refeições, pátios e áreas de lazer e também em locais de relaxamento. Quartos de adolescentes também podem ter efeitos benéficos usando o turquesa, com parcimônia. 

Salas de jantar são ótimos lugares para usar os tons de turquesa, que estimulam o sistema linfático.


Um cheirinho bom também ajuda, viu?




Óleos essenciais e aromatizantes também podem dar aquela recarregada nas baterias. Mas evite os que induzem ao relaxamento como lavanda, maracujá e aloe vera. 

Aposte em hortelã, eucalipto, citronela e pinho que são energizantes e promovem uma limpeza energética no ambiente. 

São ideais para serem usados nas áreas sociais e banheiros da casa. Portanto, use sem medo os produtos de limpeza que contêm esses óleos essenciais em sua composição ou aromatizantes. 

Uma dica ótima para difundir esses aromas é pingar duas gotinhas de essência ou óleo essencial nas lâmpadas dos abajures antes de acender. Discos aromáticos também podem ser usados, além dos difusores e varetas. 



Venha para a luz, Carol Anne! (*)




A luz tem diferentes aspectos, dependendo de fatores como clima, estação do ano e hora do dia. Pode ser direta, refletida ou difusa e é certo que tanto a luz natural quanto a artificial podem ser usadas para criar diferentes atmosferas e melhorar o humor. 

A luz natural estimula a glândula pituitária, melhorando o funcionamento do sistema endocrinológico. Interfere ainda na produção da serotonina, que nos deixa alerta e melhora o humor. 

Portanto, se você quer se sentir mais disposto, abra as cortinas e as janelas e abuse o máximo da luz natural, deixando que ela invada a sua casa. 

Se vai construir ou reformar, pense nas janelas e nos ambientes de forma que eles recebam o máximo de luz natural durante o dia. 

Nada impede que você use também a luz artificial, especialmente as de tonalidade amarela para dar aquela "levantada" no astral. Mas, atenção, não as use em ambientes que tenham a cor amarela também na decoração. 

Uma luz vermelha acelera os batimentos cardíacos e a circulação, o que também ajuda a se sentir mais disposto. 

Você sabia que a água que ingerimos também pode interferir em nossas sensações? Veja como preparar água aromatizada com efeito calmante e até para tirar a vontade de comer doces

As cores têm poder! Veja como é simples usar garrafas coloridas na decoração



Notas: (*) Quem não se lembra da famosa frase do filme Poltergeist, de Spielberg?
Para saber mais sobre os efeitos das cores em nossa vida, recomendo o livro "The Complete Book of Color", de Suzy Chiazzari. 

Comentários

Recomendados para Você