terça-feira, maio 12, 2015

Decoração para Tranquilizar: Use o Azul





Decoração não é apenas a arte de "arranjar" os elementos dentro de um ambiente. 

A escolha das cores, a disposição dos móveis e até o posicionamento de objetos interferem nas nossas sensações e estimulam uma reação do nosso corpo e da nossa mente. A cor azul tem um efeito quase que instantâneo de relaxamento e induz à sensação de tranquilidade.

É normal encontrarmos nos catálogos dos fabricantes de tintas a indicação de que a cor azul é relaxante e, por isso, sempre aparece indicada para quartos, especialmente infantis. Apesar disso, poucos explicam os efeitos dessa cor sobre o nosso organismo. 

A sensação de relaxamento e tranquilidade é conseguida porque a cor azul proporciona uma redução suave da frequência cardíaca, a diminuição do ritmo respiratório e a diminuição da pressão sanguínea. 

Por isso, ela é super indicada em casos de stress, ansiedade, insônia, irritabilidade, agressividade, alcoolismo e em várias outras enfermidades ou comportamentos em que seja necessário restaurar o equilíbrio através da tranquilidade e serenidade. Pessoas com problemas mentais podem ser muito beneficiadas pelos tons mais claros de azul. 

Mas atenção: os tons que favorecem ao relaxamento e à tranquilidade são os tons de azul mais claros. Os mais escuros tendem a induzir à solidão e ao isolamento, o que pode não ser bom nos quadros de neuroses em geral. 

Veja a seguir algumas ideias fáceis para incluir o azul na sua decoração e se beneficiar de seus efeitos. 




As duchas com led são uma forma muito simples e eficaz de por em prática os princípios da cromoterapia. Um "banho azul" tem poder restaurador, acalma, equilibra e possui efeito anestésico sobre as dores do corpo. Ideal para finalizar aquele dia estressante. 

Para potencializar os efeitos, deixe-se envolver pela luz azul. Desligue qualquer outro tipo de iluminação existente no banheiro, especialmente as luzes frias. Caso seja necessário complementar a iluminação, faça-o com algumas velas. 


Na sala de estar, o azul pode provocar uma sensação positiva de relaxamento assim que a pessoa entra em casa, deixando do lado de fora os problemas da rotina profissional e relacionados aos estudos. 

Como este também é um ambiente em que recebemos as pessoas, convém dosar a quantidade de azul, evitando ambientes monocromáticos. Alguns elementos na cor laranja já ativam a sociabilidade, essencial nas reuniões familiares e encontros de amigos. 


O sono restaurador também é essencial para uma vida saudável e equilibrada. Por isso, pense em introduzir algumas peças na cor azul em seu enxoval. Os tons mais claros induzem à serenidade e ao relaxamento. Use os tons mais escuros se você divide o quarto ou mora em uma casa cheia e agitada, pois eles são benéficos para manter a individualidade. 


Também é muito difundido o consumo de água solarizada colorida. O processo é bem simples: basta adicionar água mineral em uma garrafa de vidro, envolvê-la com um celofane na cor azul e expô-la ao sol forte durante uma hora (em um dia nublado, deixe durante um dia inteiro) para ativação dos chakras. Retire o celofane e consuma diariamente pela manhã, por um período não inferior a 15 dias. 

Se preferir, pode usar uma garrafa na cor azul, dispensando assim o celofane. As garrafas para água solarizada devem ser sempre em vidro. 

Além da água solarizada, elementos na cor azul presentes à mesa das refeições podem ser muito úteis no combate à obesidade e como auxiliar em dietas de emagrecimento, porque diminuem aquela ansiedade típica nesses casos. 



Locais para massagem, meditação e relaxamento com pitadas de azul também são beneficiados pela cor, especialmente se usada em conjunto com o branco que privilegia a paz de espírito. Cantos de orações e locais de altares podem ainda ter a presença do violeta, a cor da espiritualidade. 

Anda cansado e sem pique para nada? Então, veja aqui como pequenas mudanças na decoração podem mudar isso. 

Acabe com a dúvida sobre como usar o azul na decoração, veja ideias e alguns nomes comuns das cartelas de tintas dos fabricantes.


Comentários

Recomendados para Você